Meu jogo favorito da semana: aeromodelismo para pobres e medrosos

Quem nunca teve vontade de “brincar” com aqueles aviõezinhos de controle remoto. Os mais chegados chamam de aeromodelismo. Na verdade nem sei se é tão caro assim. Mas necessita de uma certa prática.

Descobri estes dias – na verdade já tinha o visto há alguns anos – um jogo chamado CRRCsim, que é um simulador de aeromodelismo. E como simulador tem como função principal imitar os movimentos e comportamento de um aeromodelo como se fosse de verdade. Nada mais que isso.

Há diversos modelos, desde aqueles com motor (são os que fazem barulho e provavelmente mais caros) até aqueles sem, que somente plainam (parecem ser os mais baratos).

Aqui no meu bairro há uns anos aparecia um destes no céu, fazendo aquele barulho irritante, mas que a gente fica admirando. Na UEM, que tem uns espaços abertos, também aparece nego brincando às vezes.

Fico imaginando o estrago que um negócio daquele deve fazer numa batida com o solo…

Eis que o CRRCsim surge como uma mão-na-roda para quem quer poder experimentar esta brincadeira sem gastar um tostão :-)

O aeromodelo – que também pode ser um helicóptero – pode ser controlado de várias maneiras, mas os unicos que estão ao meu alcance são o teclado, o mouse e o joystick, por isso não posso falar dos outros meios.

A visão que você tem do aeromodelo é a visão do controlador, em terra. O máximo que você pode ter é o zoom, que só ajuda quando o avião estiver muito longe (e você não tiver uma placa de vídeo que aceite de boa uma resolução muito alta).

Há várias configurações que você pode fazer, que vão desde velocidade inicial, velocidade e direção do vento, cenário…

Não consegui utilizar direito os que tem motor, pois ainda não descobri como dar a partida neles. Minha solução provisória é aumentar a velocidade inicial do aeromodelo, o que o faz agir parecido com os “planadores”, mas como não têm autonomia, o tempo de voo nesta situação é muito curto. Alguns são muito pesados e já vão para o chão de uma vez :-)

Os gráficos do jogo não são lá estas coisas, já que o foco numa simulação são os aspectos físicos. Que no jogo em questão são perfeitos. Bem, nem tanto, já que choquei os aviões várias vezes com o solo e nenhum quebrou… :-)

No site oficial há pacotes para Windows, Debian e Fedora e Mac OS X. Aqui em casa compilei dos fontes. Funcionou normalmente. Se você fará isso saiba que suas dependências são o PortAudio (v1.8) e CGAL (aqui usei a 3.4).

Aqui vão duas capturas de tela que tirei agora há pouco:

Até a próxima!

3 Comments

  1. anderson
    Posted março 8, 2010 at 20:03 | Permalink

    gostei muito é muito bom para praticar assim não destruo o aeromodelo de verdade (já caí 8 vezes)

    esse é um ótimo hobby aconselho a todos

  2. Danilo
    Posted maio 24, 2011 at 11:16 | Permalink

    Cara eu tenho esse jogo e piloto super bem mas com o joystic fica bem mais facil.
    VC tinha falado dobre os avioes sem motor que parece ser mais dificil mais não é não basta vc regular o vento para o voo durar mais.Falou

  3. Posted fevereiro 22, 2012 at 0:26 | Permalink

    para dar partida nos avioes de motor é so vc rodar a rodinha do mouse meu amigo

Comente

Required fields are marked *

*
*

%d blogueiros gostam disto: