Linux cada vez mais perto do Windows…

Hoje eu vi uma coisa engraçada.

Estava no PC procurando informações sobre como fazer o upgrade do meu MP3-Player xing-ling, quando tive a idéia de inserir o CD-ROM que veio com o aparelho no PC. Eu só queria alguma informação sobre o aparelho, para baixar o arquivo certo.

Mas sabia que era um CD para Windows, e que funcionaria como um CD comum no Linux. Mas não.

Qual foi minha surpresa ao colocar o CD no leitor? Foi esta mensagem:

Eu nem li direito o que estava escrito e cliquei no segundo botão.

Logo em seguida, vejam só o que me aparece:

Sim, isto mesmo! O Xfce (estou utilizando quatro ambientes: WindoMaker, Enlightenment-0.17, Xfce e KDE) agora executa CD-ROMS como no Windows! Aliás, ele executa como se fosse o Windows, já que utiliza o wine para isso.

Na minha opinião este é um recurso excelente, que só vem a ajudar usuários do Windows a migrar para sistemas operacionais “alternativos”. Mas também pode trazer problemas, principalmente no caso de mídias que contenham vírus, já que o wine irá executar o autorun de forma besta como faz o Windows. Lógico que o risco de um vírus para Windows via wine fazer alguma destruição no Linux é baixíssima, mas devemos levar em consideração que o wine é capaz de acessar os arquivos do usuário, trazendo risco à segurança destes.

Mas está aí um recurso bacana. Ainda bem que o gerenciador de mídias do Xfce pelo menos pergunta se você quer executar a mídia, coisa que o Windows só veio fazer no Vista…

Mas hoje não é dia de falar mal do Windows ;-)

2 Comments

  1. Diego
    Posted abril 6, 2008 at 3:45 | Permalink

    Olá Leandro. Eu peguei no pé no blog do Nerdson e vim para aqui oh.
    Mas muito massa o seu blog. A questão sobre pegar vírus via wine é interessante. Será que o vírus conseguiria destruir o “windows” do próprio wine? ehehehhehehhe :)

  2. Camilo
    Posted junho 18, 2008 at 8:29 | Permalink

    Eu não entendo como ainda o wine não emula o windows totalmente, vendo quão tosco o windows é, mais como sou um newbie em termos de linux e programação minha solução provisória é ter uma partição com XP (pelo qual só paguei o CD virgem no qual gravei e acho um preço justo :D)

    Tem uma legião de pessoas que acham o vista ótimo…
    …os que não usaram.

Comente

Required fields are marked *

*
*

