Dica rápida: Posição das legendas no MPlayer

Eu odeio desafios. Aliás, desafios que eu possa ganhar sem me esforçar. Me sinto igual ao Chuck Norris ;-)

Aí finalmente apareceu um desafio à altura.

Era o Latinoware. Ante-ontem.

Aí o cara disse: “O único problema do MPlayer é que as legendas só ficam na área do filme, e não naquela parte preta que fica na base e no tipo da tela, nos fimes com imagem wide. Por isso que eu uso o Kaffeine, que faz isso”.

Bem, não foram bem estas palavras, mas você entendeu… ;-)

Aí eu disse: “Mas o MPlayer faz isso.”

E ele disse “Não faz.”

E ainda me desafiou a provar. Aí eu viro o Hulk.. hauah

Mas no momento não estava em condições de provar. Pois provo agora.

Na verdade o MPlayer, na sua configuração padrão, não permite isso que eu falo. Isso acontece por causa do driver xv, que é o mais genérico e leve.

Mas isso não é regra. O MPlayer oferece vários métodos de exibição. Desde Arte ASCII (aa), SDL, FrameBuffer, OpenGL, etc.

Pois utilizando-se o driver gl (ou gl2) é possível ajustar a posição horizontal da legenda, com as teclas “R” – subir – e “T” – descer.

Fácil. Agora quando um filme tiver aquelas duas faixas pretas e legendas, saiba que estas não precisam ocupar o espaço precioso que é a área do filme.

Mas como fazer esta configuração? Há duas formas. Se você utiiza a interface em GTK padrão (gmplayer), na janela de preferências do programa, navegue até a aba “Vídeo” e marque a opção “gl X11 (OpenGL)” e dê OK.

Se você usa a interface manual, pela linha-de-comando, basta passar o parâmetro “-vo gl” – sem as aspas duplas – à linha que executa o player.

Se você utiliza alguma outra interface, basta mudar o driver de exibição para “gl” ou “gl2”.

É importante notar que esta dica só funciona em sistemas em que a aceleração gráfica da placa-de-vídeo está ativa. Senão nada feito.

Esta dica foi testada no MPlayer versão dev-SVN-r23995-4.1.2 (Compilada por mim) na distribuição Slackware 12 com kernel 2.6.22 e placa-de-vídeo GeForce 4000 MX com drivers devidamente instalados e configurados.

Acredito até que este truque funcione com outros drivers, como SDL e FrameBuffer. Qualquer coisa teste aí para ver.

Observações:

  • Este post é uma brincadeira. O desafio também foi, portanto não achem que eu levei a sério ;-)
  • O cara em questão é o Cristiano Furtado, administrador do site da comunidade Fedora Brasil. Nada contra ele também. Foi só uma brincadeira ;-)
  • Não odeio o Kaffeine – que no fundo é o xine – nem defendendo a honra do MPlayer. É que eu odeio desafios! hauahau

Inté mais.

Comente

Required fields are marked *

*
*

