Meu primeiro post num DELL

Sim! Estou escrevendo este texto de um DELL…

Ele não é meu, á claro, mas já é um presente poder sentar na frente de um… ;-)

Na verdade minha função aqui é instalar o Windows e o Ubuntu nele, pois ele veio sem sistema.

Primeira tentativa: Windows Vista.

Nunca vi um instalador mais porco. É bonito, mas porco.

Você dá boot, normal. Aí clica num botão para instalar. Até aí também normal. Aí você digita a chave dele. Cópia licenciada, deixo claro. Licença daqui do departamento. Erro.

Ele diz assim: “Você não é obrigado a colocar o serial agora, mas, se não colocar, o sistema não funcionará e você terá de instalar de novo ou comprar uma nova licença”.

Tem coisa mais porca que isso? Se você coloca o serial certo, ele dá erro quando tenta entrar no passo seguinte. Nem diz que erro. Somente que ocorreu.

Beleza. Não coloco o serial agora, depois coloco.

Aí vou instalar no disco. Quero 65GB pro Windows, 65GB pro Ubuntu e 100GB para uma partição que os dois terão acesso. É claro que a do Linux eu vou dividir em mais de uma, né. ;-) Uma menor para o sistema e outra maior com a /home. Quem sabe uma /var (onde ficam arquivos muito acessados).

Mas o negócio agora é Windows. Tento continuar a instalação sem o serial, para depois ver o que faço. Aí ele pergunta onde o sistema vai ser instalado.

“Mas cadê o particionador?”. Ele não mostra opções de particionamento. Clicou no HD e ele já começa a copiar os dados! Talvez pelo fato de não ter informado o serial, quem sabe.

“Ah, tô sem saco pra instalar esse negócio. Amanhã eu dou um jeito, já que até lá já terei terminado o download do Ubuntu 7.10 (Gusty)”.

Quero reiniciar. Mas não há botão algum para reiniciar! E o gabinete da DELL não tem um botão reiniciar, afinal isso é coisa do passado ;-).

Vai no dedão mesmo. Cinco segundos no botão Power…

Mas queria experimentar, ao menos por um curto período de tempo, esta máquina, mesmo que sem sistema operacional. Dou um boot com um liveCD do Ubuntu 6.06 e tô aqui escrevendo, já que já está quase na hora de ir embora.

Um Optiplex 745, Intel Core 2 Duo, com 2GB de RAM, 230GB de HD, vídeo Intel Onboard.

A máquina é bem rápida (ainda se comparado com o meu Duron 1500). Mas confesso que utilizar um liveCD é subutilizar uma máquina destas… Mas mesmo assim é bem rápida, menos quando deve acessar o leitor de CD-ROM. Aí a física impera.

Primeiras impressões

Tiro a CPU da caixa. Coloco na mesa.

Um minuto de vislumbramento. Ah não, dois.

Bem, vamos ligar isso então… ;-)

Olho atrás. Sem entrada PS/2. Droga, tirar o mouse e teclado USB da caixa também.

O mouse é bem feinho. E pouco funcional, se compararmos o que eu tenho em casa.

O teclado é todo fashion. Botões estilizados e tudo mais.

Encaixo eles nos conectores.

Cabo de força: Um aviso bem grande: “Sistema em 230V. ATENÇÃO: AJUSTE O SELETOR DE ACORDO COM SUA REGIÃO”.

Feito. Coloco em 115V.

Ligo o cabo de força, rede e monitor.

Hora de ligar essa belezinha.

Dedão no botão Power.

Um bufo de ar saindo do gabinete me assusta. “Putz, será que queimei essa merda?”

Não… Acho que este foi como o primeiro respirar de um bebê – ou terá sido o arroto?.

Enfim, sistema funcionando, acesso o setup (é F2, em lugar do Delete que muitos se acostumaram).

A configuração da máquina não é top de linha, mas é muito robusta. Não sei como o Windows Vista vai rodar nela, mas o Ubuntu vai rodar maciozinho.

“Ué, mas não é você que diz que o Ubuntu é pesado, e tudo mais”

Sim. Mas não estamos falando do meu Duron 1500 com 512MB de RAM. É um DELL! hauah

Enfim… É incrível como pobre se impressiona com qualquer coisa, não é? ;-)

One Comment

  1. Posted novembro 9, 2007 at 10:04 | Permalink

    Olá,

    Cara eu não sabia que a QT tinha se tornada GPL =) Falha minha…
    Mas valeu pelo aviso.
    Sobre esse Dell, eu montei um PC para mim bem parecido, Core 2 Dou, 1GB de RAM, 250GB de HD e ele roda Debian e é muito rápido (comparado a meu antigo PIII com 128 de ram).
    Boa sorte com o Vista na máquina (blehh)
    See Ya!

    InFog

Comente

Required fields are marked *

*
*

