FikAki que eu VouAli – regras de sobrevivência no mundo Linux

Essa é a primeira regra para os que estão saindo do mundo Windows e se aventurando no universo Linux: Eszqueçam sites como Superdownloads, InfoExame, Softpedia, e, principalmente, Baixaki.

Não procurem nada lá. Vocês não acharão nada que preste. No máximo, programas desatualizados, que muitas vezes não funcionarão no sistema que você está utilizando – “Porque esse .deb não instala no Fedora?”.

No Linux é diferente.

Para o usuário iniciante, recomendo que utilizem os repositórios da sua distribuição. Isso, vão lá, no programa de instalação e procurem, no campo de pesquisa, alguma coisa relacionada com o programa que você quer.

Às vezes você não acha o que precisa nos repositórios. Sim, isso acontece, e não venham atirar pedras em mim – o pessoal do Ubuntu principalmente.. ;-)

Eu ainda tenho uma certa influência do Windows. Costumo procurar o que quero na própria Internet, preferencialmente no próprio site do desenvolvedor. Não sei. Costume.

Mas, nada de baixaki!!!

A regra é simples: Vá direto à fonte. A maioria dos programas livres são hospedados em sites específicos para este tipo de serviço. Uma pequena coletânea deles, e alguns com referências à sites externos, mas com boa e atualizada informação:

http://www.sf.net/
http://www.freedesktop.org/
http://www.berlios.de/
http://freshmeat.net/
http://codigolivre.org.br/
http://www.kde-apps.org/
http://qt-apps.org/
http://www.gnomefiles.org/
http://www.happypenguin.org (A maior coleção de jogos do mundo. Lá você encontra desde os jogos com gráficos mais perfeitos e complexos, até o clone daquele joguinho que você cresceu jogando, na década de 80… ;-) )

É totalmente possível passar a sua próxima eternidade ao lado do pingüim somente com estes sites. Há mais outros, mas estes já serão suficientes para que você encontre tudo que precisa.

Estes sites são, em sua maioria, estrangeiros, portanto o idioma das discussões e das páginas certamente estará em inglês. Isso não chega a ser um grande problema, pois eles costumar colocar capturas-de-telas dos programas, facilitando a escolha do usuário.

Sobre fóruns…

Esqueça Baboo. Baboo é para Windows.

Se quer fóruns e sites muito bons para Linux, tente:

http://www.vivaolinux.com.br (dicas)

http://br-linux.org/ (notícias)

http://www.ubuntu-br.org/ (coisas sobre o Ubuntu, mas que se aplicam à varias outras distros também – “Ah, como faço para listar um comando no Ubuntu?” ;-)

http://www.guiadohardware.net/ (Site de notícias e dicas sobre kurumin e demais distros, também muito bom)

Enfim, não espero que este seja o guia do novo usuário em Linux, mas somente um alerta do que não fazer quando no mundo do pingüim.

Anúncios

Comente

Required fields are marked *

*
*

%d blogueiros gostam disto: