O Excepcional Destino de Amelie Poulain: Um filme Fabuloso!

Não sei.

Há um certo tempo atrás assisti um filme. Não um filme qualquer.

Não, o filme não mudou a minha vida, tão pouco meu jeito de pensar. Mas não deixa de ser um filme belíssimo.

Amelie Poulain. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, para ser mais exato. O filme faz jus ao título. Le fabuleux destin d’Amélie Poulain.

Você pode ler resenhas dele em qualquer lugar. O google é muito bom nisso. Não, o filme não é cheio de efeitos especiais. Nem de atores e atrizes hollywoodanos. Também não trata de teorias conspiratórias, envolvendo o fim do mundo.

É um filme que prima pela simplicidade.

Trata-se de um produção francesa de 2001, e conta a história de uma jovem chamada Amelie Poulain. Amelie é uma pessoa que, se você ver na rua, a achará aparentemente normal (tá, ela tem uma cara de retardada, concordo), que depois de vários fatos que ocorrem em sua vida, vai traçando um novo sentido para a mesma.

Tá. Sei que já tem cara de filme chato, cheio de lições de moral. Mas não. Trata-se de um filme intimista. Não importa tanto o que acontece com o mundo. Mas por um instante Amelie percebe que pode mudar este mundo. Não salvar o mundo da(s cáries) fome, mas por meio de pequenas atitudes que passariam despercebidas aos olhos de muitos.

É um filme um tanto quanto surrealistas. Não por coisas absurdas, mas por apresentar um mundo um tanto idealizado. Um mundo visto pelos olhos de Amelie.

AmelieNão sei. Acho que me identifiquei com a personagem. O filme é bem calado, sem muitos diálogos. É meio que uma narração da vida de Amelie. Mas chega uma hora em que ela vê que sua história está passando sem sentido algum – ela assiste a sua vida numa TV ;-) – . É aí que decide mudar. Acho que foi por isso que me identifiquei com ela. Acho que preciso de uma TV assim. A daqui de casa só passa merd…

Visualmente, o filme é belíssimo, tanto visualmente quanto em relação à trilha sonora.

Percebe-se um uso do vermelho e do alaranjado, pelas roupas e pela cor da pele das pessoas. Muito vermelho.

Já a trilha sonora é uma coletânia de clássicos franceses. Só música instrumental. Alguns acordeons, acho que alguns pianos também. Pronto. Uma trilha perfeita. Tanto que baixei as músicas, para ouvir quando estou no PC. È assim, uma música ambiente. Não te atrapalha quando você está ocupado, mas você acaba “cantando” despercebidamente a canção. Belíssimo.

Se você se interessou pelo filme, uma dica: Não o assista dublado. Não sei, acho que é uma mania minha assistir filmes estrangeiros só legendados. Mas este caso é especial. DEVE SER COM O ÁUDIO ORIGINAL. É até engraçado ver como os franceses falam com biquinho… ;-)

Só não sei mais onde foi que minha irmã colocou as músicas… Deve estar num CD perdido por aí….


Até lá então!

4 Comments

  1. Amael
    Posted outubro 10, 2007 at 17:36 | Permalink

    Rapa, adoro esse filme. A fotografia é ótima. Os aspectos visuais de vermelho, verde e laranja. As manias de Amélie…. tudo… incluindo a trilha sonora. Gostaria que você me indicasse um local onde eu poderia baixar a trilha sonora… tenho uma verdadeira vidração por ela… já procurei, mas não encontro.
    Abração.

  2. Sandra
    Posted novembro 23, 2007 at 10:17 | Permalink

    Oi!
    Entro pra turmas de vcs dois: tb adoro esse filme!
    As cores que o filme tem e a necessidade que tem essa menina de tocar as pessoas… é mesmo um filme inspirador!
    Amael, eu tenho a trilha. Se vc quiser, me adiciona no msn que eu passo pra vc: silva_sandra_@hotmail.com
    Abraços.

  3. marina
    Posted abril 21, 2008 at 21:01 | Permalink

    oi!!
    bom gosto!!!
    adoro
    amelie poulain!!!

  4. Posted outubro 4, 2014 at 18:22 | Permalink

    I’m really enjoying the design and layout of your website.

    It’s a very easy on the eyes which makes it much
    more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create
    your theme? Superb work!

Comente

Required fields are marked *

*
*

